Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas em 2002


Descrição

Estudo elaborado em 2001-2002, visando avaliar o estado do e-government nas câmaras municipais portuguesas e a sua evolução desde 1999.

PublicaçõesSantos, L. & Amaral, L. (2003). Qualidade da Presença na Internet das Câmaras Municipais – Ranking Gávea/Interface2002. Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e Cadernos Inter.face do Grupo Algébrica, Lisboa.

• Texto completo em “http://hdl.handle.net/1822/397” – 4.205 KB.

Santos, L. & Amaral, L. (2003). Local e-Government – A Presença das Câmaras Municipais Portuguesas na Internet (parte 2). Inter.face – Administração Pública (81) 32-41, Lisboa, Outubro.

• Texto completo em “http://hdl.handle.net/1822/308” – 1.710 KB.

Santos, L. & Amaral, L. (2003). O e-Government Local em Portugal – Estudo da Presença das Câmaras Municipais Portuguesas na Internet em 2002″, Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e Cadernos Interface do Grupo Algébrica, Lisboa.

• Texto completo em “http://hdl.handle.net/1822/304” – 19.379 KB.

Santos, L. & Amaral, L. (2002). e-Government nos Municípios”. Cadernos de Economia, Jan/Mar 2002, 24-35.

O "e-Government" pelo uso que faz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem um importante papel a desempenhar na modernização dos municípios portugueses. As câmaras municipais portuguesas, quer pela sua natureza, quer pela quantidade e diversidade de serviços que prestam ao cidadão, às empresas e a outros organismos públicos, muito têm a ganhar com a utilização racional das TIC para suporte aos seus modelos de negócio. A utilização das TIC, especialmente da internet, pode contribuir para a prestação de melhores serviços ao cidadão e para o aprofundamento da democracia.

O aumento da participação do cidadão nas decisões locais pode ser conseguido através do suporte à sua participação interactiva, ou através de grupos comunitários e de decisores. Todos estes mecanismos assentes na participação e suportados por novas formas de comunicação de massas podem contribuir para melhorar a tomada de decisão.

Saber com é que os municípios têm utilizado as TIC, principalmente a internet, para que fins, e qual tem sido a sua evolução, são alguns dos objectivos de um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação e cujos resultados estão publicados em [Santos e Amaral 2002] e [Santos e Amaral 2000], sendo aqui apresentada uma síntese da sua evolução.

• Texto completo em “http://hdl.handle.net/1822/300” – 1.640 KB.

Santos, L. & Amaral, L. (2002). A Presença das Câmaras das Câmaras Municipais Portuguesas na Internet – Uma Análise de Evolução entre 1999 e 2001. Cadernos de Estudos Municipais – Secção Arquivística (13).

Resumo

Este artigo insere-se num conjunto de trabalhos que tem vindo a ser desenvolvidos nesta àrea, no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação. Os resultados aqui apresentados são uma primeira publicação da evolução quantitativa da presença das câmaras municipais portuguesas na internet, no período compreendido entre o primeiro estudo [Santos e Amaral 2000], com recolha de dados entre 1999 e início de 2000 e este segundo trabalho com recolha de dados em finais de 2001. A análise aqui apresentada apenas abarca os resultados quantitativos da presença das câmaras municipais na internet, sendo feita a sua comparação com os resultados de estudos anteriores por forma a permitir avaliar a sua evolução. Os restantes resultados desta segunda edição do estudo serão publicados brevemente.

• Texto completo em “http://hdl.handle.net/1822/302” – 2.175 KB.


Equipa de desenvolvimento

  • Luís Alfredo Martins do Amaral
    Email: amaral@dsi.uminho.pt

  • Leonel Duarte dos Santos
    Email: leonel@dsi.uminho.pt

Outros elementos da equipa

  • Sílvia Margarida Costa Dias
    Email: silvia@dsi.uminho.pt

  • Ricardo Miguel da Silva Saraiva
    Email: rsaraiva@dsi.uminho.pt